BLOG

Como evitar o desperdício de água em casa

Publicado em por admin

Uma boa notícia no Brasil é que, na grande São Paulo, o consumo de água já reduziu 15% nos últimos 4 anos. Isso é reflexo do início da seca no Sistema Cantareira e um programa de desconto na conta para quem reduzisse o gasto.

Outra mudança na região foi o consumo de água por habitante. Em 2013 era de 169 litros por habitante/dia e, em 2017 foi para 129 litros por habitante/dia. Segundo a UN Water, divisão da ONU com especialistas em água, o ideal é de 100 litros por pessoa, por dia, o que seria suficiente para todas as necessidades.

Estas iniciativas, junto com educação e conscientização ajudam não somente o bolso, como também a preservação da água. Por isso, separamos dicas para você também usar a água de forma consciente.

Reaproveitamento de água em casa

  • A água que sai da máquina de lavar pode ser utilizada para lavar quintal e na descarga do banheiro. Basta manejá-la para um balde. A cada ciclo de uma máquina consome-se, em média, 135 litros de água.
  • Ao limpar quintal, o ideal é varrer, assim, evita usar a água para carregar o lixo.
  • Banhos mais curtos também é uma grande recomendação. Desligue enquanto esfrega o corpo ou massageia o cabelo, voltando a ligar apenas para enxaguar.
  • A higienização de alimentos também requer cuidados. Utilize a torneira aberta somente no momento de enxaguar as hortaliças, deixando a torneira apenas em meia volta. Já é o suficiente.
  • Alimentos que vão para cocção não necessitam passar pelo processo de desinfecção,. o que ajuda a poupar água.
  • A água que você usa para desinfetar alimentos pode ser utilizada para limpeza do chão.
  • Ao lavar louça, primeiro ensaboe os utensílios e depois ligue a torneira. Considerando que você reduza o tempo que a torneira fica aberta de 15 para 5 minutos, resulta em uma economia de 170 litros de água a cada lavagem. Ao longo de um ano, essa economia de água é o suficiente para abastecer sua casa durante dois meses.

Existem outras medidas para economizar água de forma indireta. Muitas pessoas já estão aderindo à campanha Segunda Sem Carne. Um dia na semana sem comer alimentos de origem animal ajuda a economizar 3,4 mil litros de água que é utilizada no cultivo de grãos e nos abatedouros. Uma outra chance de ajudar o meio ambiente e ainda economizar é vender ou trocar suas roupas em brechós. Isso porque a linha de produção têxtil também utiliza água em seu processo, e não é pouco: para fazer uma calça jeans, por exemplo, são utilizados 10 mil litros de água.

Categorias: Blog Tags , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =