BLOG

Como Funcionam os Poços Artesianos

Publicado em por admin

Você já parou para pensar em como funciona o processo da água e como existem os reservatórios subterrâneos, dos quais extraímos água para poços? O ciclo basicamente se dá a partir da evaporação da água dos oceanos, que formam nuvens. Como estas são carregadas de umidade, ocorre a precipitação, ou seja, a chuva. Nisto, parte da água retorna ao oceano, outra vai para rios e lagos e uma parte infiltra no solo e abastece estes aquíferos.

Assim, há muitos anos o ser humano busca alternativas para encontrar água no subsolo. Para se ter noção, os chineses iniciaram perfurações para encontrar água subterrânea há cerca de 5000 anos A.C.

Mas atualmente utilizamos tecnologia de ponta para obter água potável. Nos poços jorrantes, cuja a pressão da água para a superfície é natural, é dispensado o uso de bombas, uma vez que a água é transportada naturalmente sem desequilibrar o lençol freático. Nos poços semi artesianos, é preciso utilizar bombas para  para pressionar a água e fazer com que ela chegue ao ponto de utilização. 

Existem máquinas modernas para realizar uma perfuração segura para empresas e residências. A principal utilizada é a sonda perfuratriz, que conta com motores que acionam uma mesa rotativa  que faz a perfuração e fragmentação do solo. Também existe a perfuratriz roto-pneumática, que consegue abranger um campo operacional maior e tem maior produtividade. As brocas diamantadas permitem perfuração em qualquer tipo de solo, seja sedimentos ou rochas.

A partir do estudo de profundidade, tensão de alimentação que deverá ser aplicada e a distância da saída do poço e local onde a água será utilizada é que se decide o tipo de bomba. A maioria são bombas submersas, mas, em poços mais rasos, podem ser usadas bombas centrífugas e injetoras. 

Os projetos para obras de captação de água subterrânea devem ser realizados em conformidade com a ABNT NBR 12.212:2017 – Projeto de poço tubular para captação de água subterrânea — Procedimento. Essa norma prevê que toda construção de poço, por mais simples que possa parecer, requer um estudo prévio do solo e um planejamento adequado.

Por isso, se deseja conhecer a possibilidade de ter um poço artesiano em sua residência, empresa ou condomínio, fale conosco! Nós temos mais de 20 anos de experiência na perfuração de poços para diversos fins. Somos credenciados ao CREA e realizamos todos os estudos prévios necessários para que seu projeto seja seguro e satisfatório. Entre em contato clicando aqui ou pelo telefone 0800 605 7300.

Categorias: Blog Tags , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 3 =