BLOG

Entenda se a água que você bebe é potável

Publicado em por admin

A água, como já sabemos, é fundamental para o funcionamento do organismo Pensando nisso, você sabe identificar se a água é própria para consumo? Muitas pessoas esquecem que precisam estar atentas à qualidade da água ingerida.

Existem diversas formas de identificar a qualidade da água

Saber que a água que você toma não oferece nenhum risco à saúde é importante para poder utilizar no dia a dia e utilizar no cozimento e higienização de alimentos. Aqui  listamos os fatores mais importantes:

  • Ela precisa ser incolor, transparente;
  • Ser insípida, ou seja, sem sabor;
  • – Inodora, sem cheiro.

Analise a cor da água posicionando um copo cheio contra a luz, notando se há presença de corpo estranho. Se parecer embaçada, pode ser que haja poluição e ferrugem nos dutos e encanamentos. Algumas vezes a água pode ter cheiro de alvejante, o que significa que a companhia de saneamento trata a água e a mantém limpa com cloro. O cheiro de alvejante, normalmente, desaparece após poucos segundos em contato com o ar e, para se livrar dele, um filtro caseiro é bastante eficiente. Outro odor é o de mofo, que pode significar a decomposição de matéria orgânica, presente no encanamento ou caixa d’água, como o limo.

Quais as principais doenças em caso de ingestão de água suja:

  • diarreia;
  • febre tifoide;
  • hepatite A;
  • infecção intestinal causada por bactérias;
  • leptospirose;
  • salmonela;
  • cólera;
  • rotavírus ou noravírus.

Para tornar determinada quantidade de água própria para o consumo, deve-se utilizar uma solução chamada hipoclorito de sódio. Este componente pode ser encontrado em farmácias e supermercados. Ele purifica a água que apresenta qualquer alteração na cor e odor. 

Curiosidade: a água da chuva não é consumível. Muitas empresas e condomínios realizam a captação de água da chuva para limpeza e descarga, o que gera uma grande economia! No entanto, no meio do caminho entre a formação das gotículas nas nuvens e o chão, há diversas substâncias captadas por ela na atmosfera. E a água da chuva, na maioria das vezes, é tóxica, especialmente nas grandes cidades ou em municípios que ficam ao redor de indústrias.

A água advinda de poços artesianos também requer tratamento, pois normalmente ela contém alta concentração de ferro e magnésio. A Perfugel, ao realizar perfurações de poços, realiza uma análise físico-química completa, a fim de criar um planejamento de tratamento ideal. Em caso de dúvidas, conheça o nosso trabalho e saiba mais sobre a água de poço!

Categorias: Blog. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dezenove =