-
Posts recentes
Comentários
Arquivos
Categorias
Meta
O Paraná é um dos Estados que está passando por um período sem chuva, um dos piores períodos dos últimos 50 anos e que reduziu drasticamente o volume de água das Cataratas em Foz do Iguaçu. E como ocorre a estiagem de chuvas? Existem muitos motivos por trás da escassez de água, que impactam profundamente os meios de produção agrícola. De uma forma geral, a estiagem é uma anomalia que gera condições meteorológicas de baixa precipitação pluvial, ou simplesmente a ausência chuvas.
Assim, sua principal causa são as condições naturais da região, como o Nordeste.
No entanto, há outros fatores também são responsáveis por gerar ou intensificar os efeitos desse cenário de estiagem. Entre eles:
O baixo volume do rio afetou a produção da Usina de Itaipu, que está operando apenas com a metade da capacidade. Outras seis hidrelétricas do Paraná também estão com operação reduzida. A represa do Passaúna, que abastece Curitiba, já perdeu 40% da capacidade e, por isso, já há racionamento.
Quem é afetado pela estiagem?
Consumidores, empresas e a agricultura são afetados pela estiagem. Há racionamento na cidade e no campo: a agricultura apresentou o maior acúmulo de prejuízos em relação aos demais setores, pois a seca de quatro anos lhe causou perdas de mais de R$ 116,2 bilhões. O setor da pecuária também foi severamente afetado pela seca, acumulando mais de R$ 24,6 bilhões em prejuízos econômicos e financeiros.
Como podemos economizar água?
Economizando água na agricultura
A utilização de poços artesianos também pode ajudar a reduzir os custos com contas de água que ficam na bandeira vermelha em tempo de estiagem. Na agricultura, os poços artesianos são excelentes auxiliares para manter o abastecimento e irrigação da plantação. Fale conosco para saber mais!