BLOG

O consumo de água na indústria têxtil

Publicado em por admin

A indústria têxtil consome 93 trilhões de litros de água todos os anos! O que significa 4% da captação mundial de água doce anual. Para cultivar 1kg de fibra de algodão, são necessárias de 7 a 29 mil litros de água. Uma camiseta, por exemplo, consome quase 2kg de combustíveis fósseis e quase 3 mil  litros de água. Também, em média, são consumidos 10 mil litros de água para fabricar uma calça jeans e 8 mil para um par de sapatos.

Já parou para pensar no consumo de roupas? Você acumula bastante peças ou não? Qual é a real necessidade de consumirmos tantos recursos vitais do planeta pra gente ter mais peças de roupa? A ONU estima que até 2025 cerca de dois terços da população mundial estará sem água. Por isso, as peças de roupas não podem ser descartadas após poucas vezes de uso, ou simplesmente comprar por impulso algo que você geralmente não usa.

Algumas empresas investem em novas tecnologias para reduzir o impacto da produção têxtil. Uma empresa espanhola desenvolveu um novo método para tingimento do jeans, por exemplo:  eles utilizam um sistema mais seguro, o laser, fazendo com que a impressão seja de uma maneira mais sustentável e segura para os trabalhadores que manipulam este vestuário.

Movimento Upcycling

Muitas pessoas apostam em movimentos que significam a reutilização e novos significados de itens que seriam descartados. O mesmo ocorre com roupas. Ao invés do acúmulo, a venda e troca de roupas em bazares e brechós. Desta forma, evita-se o consumo desenfreado e ainda economiza água de forma indireta. Isso porque se a peça está em boas condições, pode ser utilizada por mais pessoas e sua vida útil aumenta.

A pegada sustentável também já é preocupação das fabricantes e marcas de roupas. O consumidor quer produtos que usem poucos recursos mas que mantenham a mesma performance, que estejam disponíveis quando ele quer e que incorporem uma visão ecológica. Assim, buscar empresas que estejam engajadas em processos mais sustentáveis e que evitem o consumo exacerbado de água e não poluam o meio ambiente.

Categorias: Blog. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 15 =