BLOG

Os cuidados preventivos e de manutenção com poços artesianos

Publicado em por admin

Nós já falamos muitas vezes sobre as vantagens de ter um poço artesiano em sua empresa, condomínio ou residência. Em tempos de escassez da água, os poços artesianos se tornam soluções procuradas por quem não pode ficar sem abastecimento.

É um investimento com retorno rápido, que garante uma água limpa e pronta para uso e consumo.

E quem já tem um poço em funcionamento? Como funcionam as manutenções?

É na etapa de manutenção do poço que todas as vias de transporte da água serão limpas e desentupidas, principalmente para manter a boa qualidade da água e o bom funcionamento da bomba, além de desentupir filtros, realizar reparos na própria bomba entre outros pontos que possam ser necessários.

No site do Instituto das Águas existem recomendações de como realizar a desinfecção dos poços artesianos, você pode ler completo clicando aqui. Mas muitas empresas precisam terceirizar estes cuidados, e a Perfugel realiza a manutenção de poços, por meio de assistência e venda de equipamentos.

Os poços em funcionamento apresentam sinais de quando precisam de manutenção, principalmente quando há alteração de cor e cheiro na água. Chamar uma equipe especializada é de suma importância, já que a deterioração avançada tem um custo elevado ou até mesmo o encerramento do poço.

Outros cuidados importantes englobam a prevenção quanto a contaminação do poço e do lençol freático, sendo que este último pode sofrer com contaminações do próprio despejo de água em lugares inapropriados. Quando um grande volume de água é descartada no solo, esta carrega para o aquífero todos os elementos contidos no caminho até a água subterrânea, mudando suas características químicas na região do poço. Uma maneira de evitar este tipo de contaminação, é instalando uma laje sanitária, com o papel de impedir que eventuais vazamentos alcancem o solo e, consequentemente, o reservatório.

A Perfugel, além da manutenção, tem um sistema de automação que monitora seu poço, antecipando trocas e cuidados, trazendo dados também sobre a qualidade da água, minerais presentes, entre outros aspectos importantes. É a garantia de que a água estará sempre adequada para uso! Deseja saber mais? Fale conosco!

Categorias: Blog Tags , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 9 =