BLOG

Tipos de perfuração de poços: qual é o tipo ideal para você?

Publicado em por admin

Poços de captação de água não são todos iguais: existem diferentes tipos com características de instalação e diferentes. Veja abaixo quais são os tipos:

Poço simples:

Também conhecido como caipira, poço raso, cacimba e entre outros, esse tipo de poço é perfurado manualmente até o início do lençol freático. Sua profundidade é de no máximo 20 metros.

Por mais que seja uma opção barata, o risco de secar é muito alto, e ainda, sua água dificilmente é própria para consumo humano por ser muito fácil de se contaminar.

Poço Semi artesiano:

Esse tipo de poço também capta água dos lençóis freáticos, porém ao contrário do cacimba, os primeiros metros de água são isolados de maneira que captada de maneira mais segura, evitando contaminações. 

Sua profundidade costuma variar entre 20 a 60 metros.

Poço artesiano:

O poço artesiano é assim chamado quando a água jorra naturalmente do solo, sem necessidade de um conjunto de bombeamento. 

Sua profundidade varia de 100 a 2.000 metros, podendo ser perfurado em formações rochosas e sedimentares, assim as chances de um poço artesiano secar ou ser contaminado são muito baixas.

Apesar do investimento inicial, um poço artesiano tem aproximadamente 40 anos de vida útil. Com essa forma de captação é possível chegar a uma economia de até 50% em despesas, sendo uma ótima estratégia se o seu intuito é se desvincular parcialmente ou totalmente da companhia de fornecimento local. 

Realizar uma perfuração, sempre vai exigir uma equipe experiente e séria para garantir um poço artesiano com água de qualidade e sem comprometer o local onde for instalado.

Fale conosco para saber mais sobre esse tipo de perfuração!

Categorias: Blog. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 3 =