Blog

BLOG 23 abr 2020

Estiagem: como ocorre e por que ficamos tanto tempo sem chuva?

O Paraná é um dos Estados que está passando por um período sem chuva, um dos piores períodos dos últimos 50 anos e que reduziu drasticamente o volume de água das Cataratas em Foz do Iguaçu. E como ocorre a estiagem de chuvas? Existem muitos motivos por trás da escassez de água, que impactam profundamente os meios de produção agrícola. De uma forma geral, a estiagem é uma anomalia que gera condições meteorológicas de baixa precipitação pluvial, ou simplesmente a ausência chuvas. 

Assim, sua principal causa são as condições naturais da região, como o Nordeste.

No entanto, há outros fatores também são responsáveis por gerar ou intensificar os efeitos desse cenário de estiagem. Entre eles:

  • desmatamento;
  • sistemas de armazenamento de água insuficientes;
  • má gestão do consumo de água;
  • desordenamento territorial.

O baixo volume do rio afetou a produção da Usina de Itaipu, que está operando apenas com a metade da capacidade. Outras seis hidrelétricas do Paraná também estão com operação reduzida. A represa do Passaúna, que abastece Curitiba, já perdeu 40% da capacidade e, por isso, já há racionamento.

Quem é afetado pela estiagem?

Consumidores, empresas e a agricultura são afetados pela estiagem. Há racionamento na cidade e no campo: a agricultura apresentou o maior acúmulo de prejuízos em relação aos demais setores, pois a seca de quatro anos lhe causou perdas de mais de R$ 116,2 bilhões. O setor da pecuária também foi severamente afetado pela seca, acumulando mais de R$ 24,6 bilhões em prejuízos econômicos e financeiros. 

Como podemos economizar água?

  • Banhos mais curtos;
  • Evitar lavar carro e calçada, optando por varrer;
  • Reutilizar água após lavar roupa para descarga ou limpar o chão; 
  • Observar vazamentos;
  • Fechar a torneira ao esfregar e ensaboar a louça;
  • Deixar a louça de molho antes de lavar;

Economizando água na agricultura

  • Armazenar água da chuva
  • Técnica de irrigação gotejamento.
  • Evitar a erosão tratando o solo.
  • Uso de telas no verão para evitar que as plantas necessitem de mais água.

A utilização de poços artesianos também pode ajudar a reduzir os custos com contas de água que ficam na bandeira vermelha em tempo de estiagem. Na agricultura, os poços artesianos são excelentes auxiliares para manter o abastecimento e irrigação da plantação. Fale conosco para saber mais!

Tags:

BLOG 23 abr 2020

Por que a água é tão importante para a vida?

Nós entendemos que a água é de suma importância para a nossa vida, pois ela está presente em todos os aspectos da vida. A água é importante para nosso organismo, para a produção industrial, na agricultura, entre outros. A água se torna mais valiosa ainda porque Somente 3% da água do mundo é doce. E de toda essa quantia, cerca de 3/5 está na forma de gelo ou sob o solo. Cerca de 2/3 da água do mundo é destinada à produção de alimentos, em especial à agricultura e à pecuária.

Para os seres vivos, a água está presente em todas as funções. Entre 60% e 70% do corpo humano é composto por água. Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio, sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. 

A indústria utiliza cerca de 23% da água, já a agricultura, 67% e a população comum apenas 10%. Por ser tão presente, é necessário preservar! Isso porque a urbanização, a mudança climática, poluição está fazendo com que a água se torne escassa. 2 bilhões de pessoas no mundo todo não têm acesso à água própria para o consumo. Até 2050, pelo menos uma a cada quatro pessoas viverá em um país que enfrentará a falta de água potável. 

Já mencionamos países que estão contornando a falta de água. Isso é de suma importância para mantermos o abastecimento e água potável para todos.

Uma das formas de ter abastecimento é por meio das águas subterrâneas. Cerca de 23% das águas se concentram no subsolo. A Perfugel realiza o estudo do solo e perfuração até 1000 metros de profundidade, realizando todo o processo para uso adequado da água. Fale conosco e saiba mais!

Tags:

BLOG 04 mar 2020

[INFOGRÁFICO] Água virtual: o consumo de água que não vemos

Você sabe o quanto de água consome? Se olhar apenas para sua conta de água, ainda não conseguiu contabilizar tudo. Isso porque a água está envolvida em processos de produtos que já citamos aqui, como roupas. Mas vai além, até nos alimentos que compramos, objetos do dia a dia, combustível. Isso se chama água virtual!

Para medir, por exemplo, o total de água usada para a fabricação de uma folha de papel, deve-se levar em conta o total utilizado no processo de produção das árvores e dos produtos que darão origem à mata, não somente a água usada na indústria. Por isso, quando você usar uma folha de sulfite, saiba que foram gastos 10 litros de água para fazê-la.

Criamos um infográfico com 20 produtos que levam bastante água em sua produção. Confira abaixo:

Tags:

BLOG 26 fev 2020

O consumo de água na indústria têxtil

A indústria têxtil consome 93 trilhões de litros de água todos os anos! O que significa 4% da captação mundial de água doce anual. Para cultivar 1kg de fibra de algodão, são necessárias de 7 a 29 mil litros de água. Uma camiseta, por exemplo, consome quase 2kg de combustíveis fósseis e quase 3 mil  litros de água. Também, em média, são consumidos 10 mil litros de água para fabricar uma calça jeans e 8 mil para um par de sapatos.

Já parou para pensar no consumo de roupas? Você acumula bastante peças ou não? Qual é a real necessidade de consumirmos tantos recursos vitais do planeta pra gente ter mais peças de roupa? A ONU estima que até 2025 cerca de dois terços da população mundial estará sem água. Por isso, as peças de roupas não podem ser descartadas após poucas vezes de uso, ou simplesmente comprar por impulso algo que você geralmente não usa.

Algumas empresas investem em novas tecnologias para reduzir o impacto da produção têxtil. Uma empresa espanhola desenvolveu um novo método para tingimento do jeans, por exemplo:  eles utilizam um sistema mais seguro, o laser, fazendo com que a impressão seja de uma maneira mais sustentável e segura para os trabalhadores que manipulam este vestuário.

Movimento Upcycling

Muitas pessoas apostam em movimentos que significam a reutilização e novos significados de itens que seriam descartados. O mesmo ocorre com roupas. Ao invés do acúmulo, a venda e troca de roupas em bazares e brechós. Desta forma, evita-se o consumo desenfreado e ainda economiza água de forma indireta. Isso porque se a peça está em boas condições, pode ser utilizada por mais pessoas e sua vida útil aumenta.

A pegada sustentável também já é preocupação das fabricantes e marcas de roupas. O consumidor quer produtos que usem poucos recursos mas que mantenham a mesma performance, que estejam disponíveis quando ele quer e que incorporem uma visão ecológica. Assim, buscar empresas que estejam engajadas em processos mais sustentáveis e que evitem o consumo exacerbado de água e não poluam o meio ambiente.

Tags:

BLOG 05 nov 2019

Os cuidados preventivos e de manutenção com poços artesianos

Nós já falamos muitas vezes sobre as vantagens de ter um poço artesiano em sua empresa, condomínio ou residência. Em tempos de escassez da água, os poços artesianos se tornam soluções procuradas por quem não pode ficar sem abastecimento.

É um investimento com retorno rápido, que garante uma água limpa e pronta para uso e consumo.

E quem já tem um poço em funcionamento? Como funcionam as manutenções?

É na etapa de manutenção do poço que todas as vias de transporte da água serão limpas e desentupidas, principalmente para manter a boa qualidade da água e o bom funcionamento da bomba, além de desentupir filtros, realizar reparos na própria bomba entre outros pontos que possam ser necessários.

No site do Instituto das Águas existem recomendações de como realizar a desinfecção dos poços artesianos, você pode ler completo clicando aqui. Mas muitas empresas precisam terceirizar estes cuidados, e a Perfugel realiza a manutenção de poços, por meio de assistência e venda de equipamentos.

Os poços em funcionamento apresentam sinais de quando precisam de manutenção, principalmente quando há alteração de cor e cheiro na água. Chamar uma equipe especializada é de suma importância, já que a deterioração avançada tem um custo elevado ou até mesmo o encerramento do poço.

Outros cuidados importantes englobam a prevenção quanto a contaminação do poço e do lençol freático, sendo que este último pode sofrer com contaminações do próprio despejo de água em lugares inapropriados. Quando um grande volume de água é descartada no solo, esta carrega para o aquífero todos os elementos contidos no caminho até a água subterrânea, mudando suas características químicas na região do poço. Uma maneira de evitar este tipo de contaminação, é instalando uma laje sanitária, com o papel de impedir que eventuais vazamentos alcancem o solo e, consequentemente, o reservatório.

A Perfugel, além da manutenção, tem um sistema de automação que monitora seu poço, antecipando trocas e cuidados, trazendo dados também sobre a qualidade da água, minerais presentes, entre outros aspectos importantes. É a garantia de que a água estará sempre adequada para uso! Deseja saber mais? Fale conosco!