Blog

BLOG 02 fev 2022

Tipos de perfuração de poços: qual é o tipo ideal para você?

Poços de captação de água não são todos iguais: existem diferentes tipos com características de instalação e diferentes. Veja abaixo quais são os tipos:

Poço simples:

Também conhecido como caipira, poço raso, cacimba e entre outros, esse tipo de poço é perfurado manualmente até o início do lençol freático. Sua profundidade é de no máximo 20 metros.

Por mais que seja uma opção barata, o risco de secar é muito alto, e ainda, sua água dificilmente é própria para consumo humano por ser muito fácil de se contaminar.

Poço Semi artesiano:

Esse tipo de poço também capta água dos lençóis freáticos, porém ao contrário do cacimba, os primeiros metros de água são isolados de maneira que captada de maneira mais segura, evitando contaminações. 

Sua profundidade costuma variar entre 20 a 60 metros.

Poço artesiano:

O poço artesiano é assim chamado quando a água jorra naturalmente do solo, sem necessidade de um conjunto de bombeamento. 

Sua profundidade varia de 100 a 2.000 metros, podendo ser perfurado em formações rochosas e sedimentares, assim as chances de um poço artesiano secar ou ser contaminado são muito baixas.

Apesar do investimento inicial, um poço artesiano tem aproximadamente 40 anos de vida útil. Com essa forma de captação é possível chegar a uma economia de até 50% em despesas, sendo uma ótima estratégia se o seu intuito é se desvincular parcialmente ou totalmente da companhia de fornecimento local. 

Realizar uma perfuração, sempre vai exigir uma equipe experiente e séria para garantir um poço artesiano com água de qualidade e sem comprometer o local onde for instalado.

Fale conosco para saber mais sobre esse tipo de perfuração!

Tags:

BLOG 02 fev 2022

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pelo rodízio de água em diversos municípios do Paraná, e em 2022 não vai ser diferente.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, decretou, logo no começo do ano, estado de emergência em todo o território do estado devido à estiagem prolongada desde a metade de 2019 e agravada recentemente, no último trimestre de 2021.

O decreto de duas páginas diz que “em decorrência do desastre, estão caracterizados danos humanos, ambientais e consequentes prejuízos econômicos públicos e privados de grande vulto, impactando diretamente a população, especialmente nas áreas rurais, com desabastecimento de água inclusive para dessedentação de animais”.

Agricultores e pecuaristas nesse período, também passam por dificuldades, obtendo poucas safras e, por consequência, o valor dos alimentos sobe. Em relação à eletricidade, 65% de toda a energia gerada no Brasil é a partir de hidrelétricas. Quando falta água, a conta de luz também sobe.

Nesse momento precisamos repensar e reduzir ao máximo o desperdício de água, desde o consumo direto até o consumo indireto, pois em todos os processos a água está presente: na produção de alimentos, roupas, plásticos e etc.

Em nosso blog, possuímos diversas dicas sobre como economizar poupar água e contribuir para a preservação desse bem tão precioso! 

Você pode acessá-los clicando nos links abaixo:

  • Como as empresas podem colaborar com a economia de água:

bit.ly/empresaseconomizandoagua

  • Como evitar o desperdício de água em casa:

bit.ly/disperdiciodeagua 

  • É possível aproveitar a água da chuva?

bit.ly/reaproveitaraguadachuva 

Tags:

BLOG 18 ago 2020

Como as empresas podem colaborar com a economia de água em tempos de estiagem 

No Paraná, a estiagem vem sendo uma das piores dos últimos 40 anos. Empresas precisam buscar alternativas para consumo de água consciente em seus processos.

Apesar de o Brasil ser beneficiado com uma grande reserva de água doce, os níveis dos reservatórios que abastecem grandes cidades como Curitiba estão com menos da metade de sua capacidade. O reflexo está nos consumidores finais, que passam a conviver com cortes de água. Mas e qual o papel da indústria neste aspecto?

Afinal, as indústrias são responsáveis por utilizar a grande maioria da água. E o principal desafio está em modificar métodos antigos e defasados, vazamentos e não reaproveitamento da água. Normalmente, na indústria, a água é utilizada para refrigeração de instalações e equipamentos, limpeza e preparação de produtos, arrefecimento, aplicação de tinta e corantes em produtos, entre outros processos.

Mapeamento da Água

O primeiro passo é justamente entender onde a água é utilizada, em quais processos ela é fundamental, realizar manutenção dos equipamentos,  instalação de medidores de pressão e de fluxo de água, por exemplo, podem ajudar a identificar eventuais vazamentos em tubos, juntas e válvulas.

Troca do uso da água por solução a gás

Conhecido popularmente como “gelo seco”, o dióxido de carbono pode ser um substituto da água na limpeza de máquinas e equipamentos industriais. O jateamento com gelo seco, por exemplo, é um processo eficiente e viável para remoção de tintas, óleos, graxas, poeiras, entre outras substâncias.

Reuso das águas

Nem todos os processos industriais precisam de água potável, podendo ser feita até a captação de água de chuva. Isso já vem sendo adotado: setores como o siderúrgico, automobilístico e de máquinas e equipamentos já reutilizam mais de 90% da água que consomem.

Poços artesianos

A captação de águas subterrâneas tem auxiliado no abastecimentos de municípios ao longo deste ano de 2020, para enfrentar a estiagem que vem assolando o estado do Paraná. A Perfugel realiza o estudo do solo, planejamento, perfuração e também a manutenção de poços. Ter um poço gera economia a longo prazo e oferece segurança a empresas e condomínios de que não irá faltar água.

Tags:

BLOG 18 ago 2020

Como a falta de água afeta a economia

A crise hídrica que acontece no Paraná tem chamado a atenção de todos: a falta de chuvas tem deixado reservatórios abaixo da capacidade, chegando a apenas 28%. Já há previsões de que os rodízios de água continuem pelo menos até fevereiro de 2021. Além disso, precisamos torcer para que o fenômeno La Ñina não ocorra, uma vez que ele é caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, o que pode resultar em um verão mais seco.

A falta de água é um problema de saúde pública: já se sabe que 3 bilhões de pessoas no mundo sofrem com a escassez de água, o que ajuda na disseminação do coronavírus, por exemplo, além de outras doenças. Além disso, além de a falta de água refletir no abastecimento, vai de encontro com a alimentação: agricultores e pecuaristas também passam por dificuldades, obtendo poucas safras e, por consequência, o valor dos alimentos sobe.

Outro ponto afetado é a eletricidade: 65% de toda a energia gerada no Brasil é a partir de hidrelétricas. Quando falta água, a conta de luz também sobe. Na produção de alimentos industrializados, cerca de 30% da água é desperdiçada, isso quando jogamos comida fora. Logo, evitar o desperdício de comida é uma forma de economizar água.

A falta de saneamento e acesso a água de qualidade reduz a saúde de comunidades inteiras, sobrecarregando o sistema único de saúde, reduzindo o desempenho escolar de crianças e jovens. Logo, os impactos ambientais de cidades sem infraestrutura afasta o turismo. É uma teia que está interligada por meio da água.

Por isso é importante reduzir ao máximo o desperdício de água, o consumo consciente de roupas e artigos, pois em todos os processos a água está presente: do alimento ao item de plástico que descartamos sem pensar. Já temos em nosso blog diversos conteúdos para ajudar na conscientização. Você pode acessá-los e saber como poupar água e contribuir para a preservação desse bem tão precioso!

BLOG 04 ago 2020

Prefeitura de Itararé (SP) realiza manutenção em poço artesiano

Ação é necessária para manter abastecimento de água na zona rural

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, está realizando uma manutenção no poço artesiano da fazenda Canaã.

De acordo com o secretário da Pasta, Jerônimo de Almeida, a ação é necessária para manter o abastecimento de água a toda comunidade. “O poço teve um queda de produção e não estava atendendo a toda população residente no local. Para suprir essa demanda e normalizar o abastecimento, estamos perfurando mais 100 metros, em um investimento total de R$ 17 mil, em recursos próprios”, detalha.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a iniciativa é prova do comprometimento da gestão com o produtor rural“. Água é fundamental para nossa vida. Esse investimento reflete nossa preocupação em garantir que o campo tenha condições adequadas de se desenvolver com conforto e saúde”, enfatiza.

Saiba mais – Os poços artesianos para o abastecimento dos moradores das fazendas Brasil, Silvério e Canaã foram perfurados em 2019, com o objetivo de sanar a falta crônica de água que vinha sendo enfrentada pelos assentamentos, uma vez que as minas d’água já não possuíam mais capacidade para atender à população devido ao assoreamento.

Cerca de 60 famílias são beneficiadas pela obra, avaliada em R$ 64.890, em recurso próprios. A construção tem capacidade de bombear por volta de 110 mil litros/dia.Cerca de 60 famílias são beneficiadas pela obra

Matéria publicada no site da Prefeitura de Itararé

Tags: