-
Posts recentes
Comentários
Arquivos
Categorias
Meta
No Paraná, a estiagem vem sendo uma das piores dos últimos 40 anos. Empresas precisam buscar alternativas para consumo de água consciente em seus processos.
Apesar de o Brasil ser beneficiado com uma grande reserva de água doce, os níveis dos reservatórios que abastecem grandes cidades como Curitiba estão com menos da metade de sua capacidade. O reflexo está nos consumidores finais, que passam a conviver com cortes de água. Mas e qual o papel da indústria neste aspecto?
Afinal, as indústrias são responsáveis por utilizar a grande maioria da água. E o principal desafio está em modificar métodos antigos e defasados, vazamentos e não reaproveitamento da água. Normalmente, na indústria, a água é utilizada para refrigeração de instalações e equipamentos, limpeza e preparação de produtos, arrefecimento, aplicação de tinta e corantes em produtos, entre outros processos.
Mapeamento da Água
O primeiro passo é justamente entender onde a água é utilizada, em quais processos ela é fundamental, realizar manutenção dos equipamentos, instalação de medidores de pressão e de fluxo de água, por exemplo, podem ajudar a identificar eventuais vazamentos em tubos, juntas e válvulas.
Troca do uso da água por solução a gás
Conhecido popularmente como “gelo seco”, o dióxido de carbono pode ser um substituto da água na limpeza de máquinas e equipamentos industriais. O jateamento com gelo seco, por exemplo, é um processo eficiente e viável para remoção de tintas, óleos, graxas, poeiras, entre outras substâncias.
Reuso das águas
Nem todos os processos industriais precisam de água potável, podendo ser feita até a captação de água de chuva. Isso já vem sendo adotado: setores como o siderúrgico, automobilístico e de máquinas e equipamentos já reutilizam mais de 90% da água que consomem.
Poços artesianos
A captação de águas subterrâneas tem auxiliado no abastecimentos de municípios ao longo deste ano de 2020, para enfrentar a estiagem que vem assolando o estado do Paraná. A Perfugel realiza o estudo do solo, planejamento, perfuração e também a manutenção de poços. Ter um poço gera economia a longo prazo e oferece segurança a empresas e condomínios de que não irá faltar água.
A crise hídrica que acontece no Paraná tem chamado a atenção de todos: a falta de chuvas tem deixado reservatórios abaixo da capacidade, chegando a apenas 28%. Já há previsões de que os rodízios de água continuem pelo menos até fevereiro de 2021. Além disso, precisamos torcer para que o fenômeno La Ñina não ocorra, uma vez que ele é caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, o que pode resultar em um verão mais seco.
A falta de água é um problema de saúde pública: já se sabe que 3 bilhões de pessoas no mundo sofrem com a escassez de água, o que ajuda na disseminação do coronavírus, por exemplo, além de outras doenças. Além disso, além de a falta de água refletir no abastecimento, vai de encontro com a alimentação: agricultores e pecuaristas também passam por dificuldades, obtendo poucas safras e, por consequência, o valor dos alimentos sobe.
Outro ponto afetado é a eletricidade: 65% de toda a energia gerada no Brasil é a partir de hidrelétricas. Quando falta água, a conta de luz também sobe. Na produção de alimentos industrializados, cerca de 30% da água é desperdiçada, isso quando jogamos comida fora. Logo, evitar o desperdício de comida é uma forma de economizar água.
A falta de saneamento e acesso a água de qualidade reduz a saúde de comunidades inteiras, sobrecarregando o sistema único de saúde, reduzindo o desempenho escolar de crianças e jovens. Logo, os impactos ambientais de cidades sem infraestrutura afasta o turismo. É uma teia que está interligada por meio da água.
Por isso é importante reduzir ao máximo o desperdício de água, o consumo consciente de roupas e artigos, pois em todos os processos a água está presente: do alimento ao item de plástico que descartamos sem pensar. Já temos em nosso blog diversos conteúdos para ajudar na conscientização. Você pode acessá-los e saber como poupar água e contribuir para a preservação desse bem tão precioso!
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, está realizando uma manutenção no poço artesiano da fazenda Canaã.
De acordo com o secretário da Pasta, Jerônimo de Almeida, a ação é necessária para manter o abastecimento de água a toda comunidade. “O poço teve um queda de produção e não estava atendendo a toda população residente no local. Para suprir essa demanda e normalizar o abastecimento, estamos perfurando mais 100 metros, em um investimento total de R$ 17 mil, em recursos próprios”, detalha.
Para o prefeito, Heliton do Valle, a iniciativa é prova do comprometimento da gestão com o produtor rural“. Água é fundamental para nossa vida. Esse investimento reflete nossa preocupação em garantir que o campo tenha condições adequadas de se desenvolver com conforto e saúde”, enfatiza.
Saiba mais – Os poços artesianos para o abastecimento dos moradores das fazendas Brasil, Silvério e Canaã foram perfurados em 2019, com o objetivo de sanar a falta crônica de água que vinha sendo enfrentada pelos assentamentos, uma vez que as minas d’água já não possuíam mais capacidade para atender à população devido ao assoreamento.
Matéria publicada no site da Prefeitura de Itararé
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como é feita a limpeza da caixa d’água, um item fundamental para garantir água limpa para toda a família. Apesar de empresas terceirizadas realizarem a tarefa, quem deseja aprender e fazer sozinho pode de forma simples!
A limpeza da caixa d’água é necessária para evitar o acúmulo de resíduos e até mesmo entupimento de canos. Para ter água de qualidade, é preciso higienizar a caixa de água pelo menos 1 vez a cada seis meses. Se você não realizar a limpeza, corre o risco de contrair leptospirose, febre tifoide e até mesmo cólera.
Passo a passo para a higienização correta:
Com estas dicas você garantirá água potável para toda a família! Gostou das dicas? Envie este conteúdo para alguém.
Você bebe água suficiente ao longo do dia? Sabe os efeitos de não se hidratar de maneira adequada? Nós vamos listar sinais de desidratação e como ter o hábito de beber água!
Com a rotina corrida, quantas vezes você faz uma pausa para beber água? Ela é super importante para a boa manutenção do organismo; sentir sede já é um sinal de desidratação. Outros sinais de que você precisa beber água: sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese, sonolência, dor de cabeça, cansaço, fraqueza e tontura.
Em crianças, os sinais são irritabilidade, choro sem lágrimas, parte superior da cabeça afundada. Por isso, mantenha sempre uma garrafinha de água por perto e fique atento às necessidades dos pequenos!
O que beber
Água, preferencialmente. Se você quiser, pode saborizá-la com frutas. Evite o açúcar, refrigerante e cafeína, por terem o efeito contrário e aumentarem a desidratação. Sucos naturais e frutas ricas em água, como pera, melancia e melão auxiliam na boa manutenção do organismo!
Benefícios de manter o corpo hidratado
Já bebeu água? Aproveite agora para iniciar este bom hábito!