BLOG

Cinco maiores aquíferos do mundo

Publicado em por admin

A água é um assunto muito importante quando falamos em sua preservação. Isso porque apenas 3% de toda a água no mundo é potável e, desta quantia, 70% está em forma de gelo ou no solo. O Brasil ainda é muito privilegiado, por ter 12% da reserva de água doce no mundo. É uma quantia alta, uma vez que mais de 700 milhões de pessoas no mundo vivem sem água – e esse número pode chegar a mais de 1 bilhão em 2025.

Nós já falamos em posts anteriores de países que já sofrem com racionamento de água, você pode ler clicando aqui. E também de quais lugares estão tomando medidas para reutilizar e economizar água. Hoje, vamos falar dos principais aquíferos no mundo, grandes reservas de água que precisam de atenção à sua preservação.

Confira a lista dos maiores aquíferos do mundo

Alter do Chão ou Sistema Aquífero Grande Amazônia

Localizado sob os estados do Pará, Amapá e Amazonas, o SAGA (ou Sistema Aquífero Grande Amazônia) tem 162.520 km³ de água. A quantidade é equivalente a 150 quatrilhões de litros e poderia abastecer toda a população do planeta durante 250 anos. É o maior aquífero conhecido do mundo, e reserva metade da água presente no Brasil. Atualmente, ele fornece água apenas para cidades vizinhas, como Manaus e Santarém.

Guarani

O Guarani é o maior aquífero transfronteiriço do mundo, abrangendo o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Ele tem 1,2 milhões de km² de extensão territorial, sendo que 70% está em território brasileiro. A reserva hídrica atinge 40 trilhões de m³. O Guarani está distribuído entre os estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Arenito Núbia

O Arenito Núbia é considerado o maior reservatório de água fóssil do mundo, ou seja, de água selada que não recebe reabastecimento por precipitação. Ele está localizado sob o Egito, Líbia, Chade e Sudão, e tem aproximadamente 2 milhões de km² de extensão. 

Kalahari / Karoo

Localizado no sul da África, o aquífero é compartilhado pela Namíbia, Botsuana e África do Sul. A maior parte dele fica na Namíbia, na bacia hidrográfica de Stampriet, onde acontece também a maior parte de seu reabastecimento. A extensão total é estimada em 135 mil km². As águas desse aquífero são essenciais para a vida e economia do deserto de Kalahari.

Digitalwaterway Vechte

O Digitalwaterway Vechte tem área total de 7,5 mil km², incluindo nele a bacia do famoso rio Vecht, que banha o noroeste da Alemanha e o nordeste da Holanda. Sua água é usada para agricultura e abastecimento da população do entorno, através de drenagem artificial.

Categorias: Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − seis =